A Cia. Teatral Confraria Tambor apresenta o blog do espetáculo "As Criadas", inspirado na obra de Jean Genet, dirigida por José Luiz Filho. Um espaço destinado para membros do grupo e amantes de teatro. Entrem, sejam bem vindos, vamos conversar e tomar um bom chá de tília, nós os serviremos.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Dos festivais...

Hoje conferindo a mala para irmos para o nosso último festival do ano - o FENATA - dei uma olhada nas postagens e vi que não postamos sobre a premiação em Juiz de Fora; sobre o encerramento e uma analise que recebemos no Feto, de Belo Horizonte e vim aqui atualizá-los, mesmo que tardiamente.


4º FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE JUIZ DE FORA/MG
Na noite de encerramento/premiação do Festival nós fomos indicados para Melhor Cenário e ganhamos o Prêmio de Melhor Figurino

10º FETO - FESTIVAL ESTUDANTIL DE TEATRO - BELO HORIZONTE/MG


Foto de Iuri Santos


Além da análise que a organização do festival escreveu, e que já postamos anteriormente aqui, o jornalista e ator do grupo Baião de Dois(AM), Clayton Nobre escreveu uma análise do nosso espetáculo, juntamente com "O Congresso Internacional do Medo", do Grupo Espanca! de BH. Confira um trecho abaixo ou na íntegra clicando aqui.

(...)Essas são análises feitas a partir de duas das apresentações teatrais realizadas nos primeiros dias de Feto: a peça de abertura “Congresso Internacional do Medo”, do grupo Espanca!, da capital mineira, e “As Criadas”, da Cia. Teatral Confraria Tambor, de Uberlândia (MG). Relato brevemente que não deixo de jogar sobre as peças um olhar vislumbrado. É um olhar de quem vem de longe pela primeira vez a Belo Horizonte e descobre uma variedade de possibilidades de referências não vistas lá no norte do país.
Nos dois espetáculos se nota um cuidado de encenação, em soluções cênicas que provocam o espectador pelo olhar. (...)
Em “As Criadas”, o cuidado do grupo é notável em trabalhos de corpo e encenação. Também se nota a inquietude da experimentação esperada por festivais como esse. O texto do francês Jean Genet foi readaptado para ser contado por atores diversos. Quatro deles trocam os textos das criadas Claire e Solange, extraindo de Genet as peculiares personalidades com que o autor revestiu essas personagens.
Rituais de destaque da dramaturgia, como a tentativa de envenenamento recheada de tensões, são desenhadas no espaço pelo trabalho corpóreo dos atores em imagens que nos provocam imageticamente. O risco desses trabalhos é, na perda da organicidade necessária, o espectador notar os atores presos na técnica e na estrutura. O bom do teatro, entretanto, é que esse é um risco que só se perde na prática, e todos os atores ali demonstraram ter fôlego para isso.

E no dia 30 de outubro, juntamente com o Encerramento o Festival não premiou e sim, entregou troféus de destaques, e o espetáculo As Criadas recebeu o prêmio Destaque: Jogo Cênico: integração entre os atores.

38º FENATA - FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE PONTA GROSSA(PR)
Um dos festivais mais antigos de teatro do Brasil teve inicio este ano dia 04 e estende-se até o dia 11 de novembro. Partimos hoje para nossa apresentação amanha as 20h30 no Cine Teatro Ópera, para um publico estimado de 700 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário